Na noite de quarta-feira, um meteoro de grandes dimensões cruzou os céus do norte de Portugal, deixando um rasto luminoso que pôde ser observado a olho nu. O fenómeno foi registado às 22h54 pela Estação AMS211 da Rede Internacional AllSky7, instalada no Observatório Astronómico de Braga, em Gualtar, e desde então tem sido amplamente partilhado nas redes sociais.
As imagens, divulgadas pelo Planetário – Casa da Ciência de Braga, mostram claramente o brilho intenso do meteoro a atravessar o céu. Segundo os responsáveis do Planetário, trata-se de um “bólide”, uma designação dada a meteoros particularmente grandes e luminosos. Estes fenómenos são mais raros e, ao contrário da maioria dos meteoros que passam despercebidos, podem durar vários segundos e impressionar quem os presencia.
Em publicação nas redes sociais, o Planetário de Braga explica que “um meteoro, popularmente chamado de estrela cadente, é o rasto luminoso gerado quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre e aquece-se até incandescer, normalmente a altitudes entre 76 e 100 km”. No caso de quarta-feira, a luminosidade e o tamanho do objeto tornaram o fenómeno facilmente visível em diversas localidades.
Apesar do impacto visual, o fenómeno não representa qualquer perigo. “A maioria dos meteoros desintegra-se totalmente antes de atingir o solo”, esclarece o Planetário, acrescentando que estes eventos contribuem para o estudo da composição dos corpos celestes que circulam no Sistema Solar.













